Tuesday, December 19, 2006

Nasce um monstro (na verdade, um pinguim)

Caros amigos,

Criei este blog por considerar importante separar o assunto tratado aqui. Meu outro blog é uma mistureba que lembra o Fantástico.

O propósito deste é dividir experiências e dicas de quem migrou de sistema operacional para o Linux Ubuntu. Faz menos de 12 horas que realizei a migração, excluindo completamente o Windows XP da minha máquina.

Este blog não foi feito para ter um único colunista. Evidentemente, darei preferência para amigos que se aventurarem na mesma jornada, mas qualquer boa alma que queira se prestar a contribuir será bem vinda. Desta forma, eu adicionarei um "membro" ao blog para cada colaborador.

Vale lembrar que este não é meu primeiro contato com Ubuntu. Desde o início do ano, em determinados momentos me senti inclinado à experimentar outro sistema. Cheguei a instalar em meu notebook (em partição a parte) o BreezyBadger e o DapperDrake. Agora, começo minha vida definitiva no linux por meio do EdgyEft. Não entendeu nada? Então vamos lá:

As releases do Ubuntu seguem uma numeração, considerando o modelo "ano.mês", e cada um possui um nomezinho amigável. Todos são Ubuntu, mas cada vez melhorados. O EdgyEft é o nome do Ubuntu 6.10, ou seja, o Ubuntu que foi lançado em Outubro de 2006.

Nesta altura do campeonato, vale lembrar que o Ubuntu é um sistema operacional gratuito, de código aberto, e ele pode ser adquirido por download ou por solicitação de CDs. A solicitação também é gratuita, não se paga nem mesmo o frete, mas demora-se cerca de 2 meses para que os CDs cheguem à sua residência e nem sempre eles possuem a última versão disponível para envio. Não importa, você pode pedir o Ubuntu 6.06 e ele mesmo irá se transformar em 6.10 (atualiação automática, enquanto você vai ao banheiro fazer número 2).

No momento eles ainda estão enviando apenas o 6.06, e eu tenho alguns destes CDs em casa (eu os solicitei há alguns meses). Quem quiser, é só dar um toque.

2 Comments:

Blogger guim7 said...

tirando o cabaço...

p.s. vou pedir um cd

8:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

bão demais

9:14 AM  

Post a Comment

<< Home