Tuesday, December 19, 2006

Por que migrar para o Ubuntu?

Ao migrar para Linux Ubuntu, imediatamente acontece:

  • Você não precisa mais gastar dinheiro com software (em casa as pessoas costumam ter tudo pirata, mas em empresas não é uma coisa que trás tranquilidade).

  • Seu computador fica muito mais rápido, como se tivesse passado por um upgrade.

  • Você retoma o controle do sistema operacional e deixa de ser mandado por ele (para usuários mais avançados).

  • Você passa a utilizar um sistema operacional que recebe pequenas atualizações de melhoria diárias e uma atualização maior a cada 6 meses aproximadamente. No caso do Windows, você também recebe pequenas atualizações a cada "alguns dias", e precisa comprar uma atualização maior a cada mais ou menos 4 anos.

  • Você nem mesmo precisa ir aos sites dos softwares para instalá-los, muito menos baixar cracks para ativá-los. Você encontra o que precisa, de graça, através de uma busca em tempo real, de dentro do seu "Adicionar e remover programas".

  • O linux é muito mais seguro, praticamente livre da ameaça de vírus, brechas, spywares, etc.

  • O linux é muito mais estável. Deixe seu micro ligado por dias e dias, ou até meses, sem necessidade de reinciar.

  • Etc, etc, etc.


Motivos não faltam para deixar o windows para trás, mas nem tudo é um mar de rosas. Migrar para Linux é, antes de tudo, dar um uso mais racional para o computador. Algumas vezes é preciso fazer algumas coisas na mão (nada que uma busca no Google não resolva) e os jogos de windows tendem a ficar no passado. Existem maneiras de rodar jogos e até mesmo aplicativos feitos para windows, no linux, porém isso não vale para todos, e eu penso que até deveria ser evitado.
O Linux é bom, entre outros motivos, porque as coisas são feitas de forma mais inteligente, para rodarem mais leves.
Eu conversei sobre isso há alguns dias com o Lelê, e disse a ele que não vale a pena ter computador para jogos. Gasta-se R$ 600,00 por ano em média para ter o micro sempre "ok". Um videogame, que é feito para rodar jogos, sai mais barato, dura mais e funciona melhor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home