Saturday, December 23, 2006

Instalando o Beryl

Um dos motivos que me empolgaram a instalar o Linux, era ver essa maravilha, chamada Beryl, em ação. Para quem não conhece, o Beryl é como o XGL, uma espécie de interface gráfica ultra bombada e consideravelmente leve, para Linux. Conheça um pouco do que ele faz com sua área de trabalho, assistindo o vídeo abaixo:



Ok, vamos ao tutorial então. Os passos a seguir foram retirados daqui.

A primeira coisa a fazer, caso você tenha uma placa de vídeo da nVidia, é instalar seus drivers. O jeito mais fácil de fazer isso é com o Automatix. Inclusive ele é um ótimo programa para se ter no seu Ubuntu.

Em seguida, iremos instalar o Beryl, via Synaptic. Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Com o Synaptic aberto, vá em Configurações > Repositórios e escolha a aba Outros Pacotes./

Adicione a linha abaixo:
deb http://3v1n0.tuxfamily.org edgy beryl-svn

Feito isso, volte à tela principal do Synaptic e clique no botão Recarregar. Em seguinda, clique em Procurar e digite a palavra "beryl". Marque para instalação todos os pacotes disponíveis. Aguarde o download.

Após instalado, basta você abrir o terminal e digitar "beryl-manager" para iniciar o Beryl. Você pode criar um atalho em seu desktop com este comando para não ter que ir ao terminal toda vez que quiser rodar o Beryl.

Um ícone em forma de diamante aparecerá próximo ao relógio, clique nele para configurar as preferências do Beryl e boa diversão!

DICA: Para girar o cubo do desktop de forma lenta, segure CTRL e ALT, clique com o botão esquerdo do mouse e mova em qualquer direção.

OBS: No tutorial de onde tirei esses passos, havia uma instrução para editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf. Eu fiz isso e a interface gráfica do gnome parou de carregar quando meu micro reiniciou. Tive que ir no braço lá e remover a tal linha que tinha colocado, para que tudo voltasse ao normal. Não me fez falta essa edição, portanto nem descrevo este passo aqui.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Maneiro Esse Teu Blog...

Gostei muito do Beryl, eu não conhecia ele, apenas ouvi falar de longe...rsrs

Só uma coisa me deixou triste.. o NOME de seu Blog... Buááá

Bom, estou customizando o Ubunto Dapper (6.06) e claro deixando ele mais a minha Cara, a Intenção é deixar entre os Amigos..
Porém... Fui fazer uma homenagem a minha namorada que me vê passar horas na frente do laptop para fazer isso, Ta bom, estou seguindo o Estilo Debian de homenagear a namorada...rsrs
Bom, como eu sou Thiago e ela Daniela temos manias de tudo colocar o nome de T&D (TED), dai veio a Idéia de colocar o nome da Distro uma mistura de TED com Ubuntu...
Mais ao Ver seu Blog.. O Mundo de Idéias desabou..rsrs Já Existe o UBUNTED...rsrs

Mais ta Maneiro, espero voltar aqui mais Vezes...
Abraços

3:47 PM  
Blogger Jefferson said...

This comment has been removed by the author.

8:09 PM  
Blogger Jefferson said...

O Beryl não é o atual Compiz Funsion?
Sempre achei que o Compiz Fusion fosse a fusão do projeto de um outro programa com o projeto do Beryl.

8:17 PM  

Post a Comment

<< Home